Inside Forum

Voltar VOLTAR

Jeans: a história de um mito

O jeans é um dos tecidos mais usados da atualidade. Peças em jeans trouxeram momentos memoráveis para o mundo fashion, mas quase ninguém sabe a história do tecido mais usado do mundo!

O tecido era usado por trabalhadores das minas de ouro lá pelo ano de 1850. Isso porque o tecido era mais resistente e não estragava tão facilmente diante da rotina de trabalho pesado. Assim o jeans, em forma de macacão, que era usado para proteger a mercadoria, fazendo as vezes de lona, passou a ser o uniforme dos mineiros: e simples assim nasceu o jeanswear.

Ninguém imagina, mas um fato curioso sobre a história do jeans é que ele primeiro ganhou as telas de cinema dos filmes de faroeste dos anos 30, e não nos clássicos do cinema hollywoodiano como muitos pensam.

marilynmonroeliftingwts
Em Hollywood, tudo é possível. Inclusive flagrar Marilyn Monroe fazendo musculação de calça jeans!

Mas popularização da peça foi forte nos anos 50, quando a peça se tornou um símbolo de juventude e rebeldia eternizado por figuras importantes da cultura da época, como o rock n’ roll de Elvis Presley e os atores James Dean e Marlon Brando.

Elvis_Presley_Jailhouse_Rock
Elvis já dominava o look all jeans muito antes de ser cool.
annex-dean-james_nrfpt_37_ds
O rebelde sem causa mais famoso do cinema -e lindo-, James Dean, deu ao jeans o status jovem e transgressor, que dura até hoje.
38816fff3c4de4f753aa76e28a4e6eb4
Marlon Brando e seu jeans inseparável tornaram-se o ícone de uma geração sedenta por liberdade.

Os jovens dos anos 60 viraram símbolo: símbolo de estilo, de atitude, de modernidade. E o que estava entre eles? Ou melhor, neles? Os jeans! Seu uso simbolizava a liberdade e o rompimento com as normas e códigos tradicionais. E o shape desejo da época está circulando novamente pelas ruas: as bocas de sino, pantalonas, ou, hoje, as flares!

Farrah-Fawcett-Workout-Routine
Mas espera um pouquinho… olha a calça flare divando no corpo esquio da musa Farrah Fawcett, estrela da série As Panteras!

Impossível é falar de jeans e não falar em Woodstock! No mais marcantes festival de música da história, o ídolo das guitarras Jimi Hendrix marcou uma geração ao usar uma calça jeans surrada no palco, o que hoje chamamos de destroyed jeans!

 

Girls of Woodstock, 1969 (3)
Enquanto isso na platéia 99% dos jovens que testemunharam o festival estavam confortavelmente uniformizados com o nosso queridinho.

O que percebemos com clareza é que, revisitado, modernizado, atualizado, com novos nomes, novos shapes e lavagens, os jeans continuam sendo unanimidade! Das calças eles foram para as camisas, para as jaquetas e até para os sapatos, e continuam no seu lugar de destaque na moda e, mais importante, no closet de todos nós!

Como não amar uma peça com tanta história e significado… E que veste tão bem, não é mesmo?


LEIA TAMBÉM:

FORUM